quinta-feira, 17 de setembro de 2015

ROSANA MACIEL



Olá. Eu sou a Rosana Maciel
Tenho dois lindos filhos que são a principal razão do meu viver. Razão pela qual acordo todos os dias e agradeço por mais um dia de vida.
Amo viajar, passear em parques,ouvir música, caminhar, praticar dança do ventre (embora esteja preguiçosa nos últimos tempos), assistir bons filmes e excelentes peças teatrais.
Em minha formação acadêmica, fiz o Ensino Médio no curso do Magistério na Escola Estadual Amaral Wagner. Cursei Pedagogia na Faculdade de Ciências e Letras de São Bernardo do Campo e Pós-graduação pela Faculdade São Luiz de Jaboticabal nas especializações de Didática da Educação Especial e em Psicopedagogia. Participei e continuo participando de diversos cursos e seminários em busca do aperfeiçoamento profissional.
Fui professora da rede estadual de ensino por 4 anos consecutivos (1988 a 1992). Sai da Rede Estadual, para ingressar na Rede municipal de Mauá, através de concurso público, onde trabalho há 23 anos.
Atuei em sala de aula de 1992 até final do ano letivo de 2002.
Apresentei proposta para função gratificada para atuar como Professora Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Zeny Machado Chiarotto e assim cumpri com minhas funções no período de 2003 a dezembro de 2004.
No período de 2005 a março de 2009 fui diretora da EM Zeny Machado Chiarotto, sendo que em boa parte deste período com a Professora Rosa Maria Martins dos Santos como minha companheira de gestão (PCP).
Em março de 2009 fui designada para direção da EM Jonathan Gomes de Lima Pitondo, na Rua Alziro Vidotto, 110, Jd Maringá, SP. Fiquei nesta Unidade até 31 de julho de 2015.

Nesta função sempre procurei desenvolver ações que refletissem na formação de nossos professores e demais envolvidos no processo ensino aprendizagem. Estive sempre como mediadora, a frente de vários projetos desenvolvidos na Unidade e esses projetos buscavam apoiar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e motivando a democratização, a inclusão e a pluralidade cultural.
No ano de 2014, iniciei minha terceira Pós-graduação, pela Universidade Federal de São Carlos, no curso de Gestão Escolar. Através das orientações do curso, pude apresentar e desenvolver um Projeto de Intervenção na Escola Municipal Jonathan Gomes de Lima Pitondo, com foco na necessidade de discutirmos os impactos da qualidade da educação frente a realidade das constantes liminares judiciais para aquisição de novas vagas na creche.
Como surgiu o Tema? O tema surgiu devido a entrada de muitas crianças em nossa Escola Municipal Jonathan Gomes de Lima Pitondo sem ter as vagas disponíveis, o que significa que o responsável pleiteava na justiça o direito à vaga e imediatamente era aceito.
No Plano de Intervenção sabemos que durante o processo tivemos inúmeros desdobramentos com várias reuniões sobre a problemática das Liminares onde cada participante (pais, professores, funcionários) teve a possibilidade de opinar e dar sugestões sobre como enfrentar esse problema e entender todos os lados: o da mãe que enfrenta a necessidade da vaga, da criança que fica em um espaço reduzido e do professor que se sente pressionado.
No decorrer dos meses de 2014 houve intervenções por parte da Secretaria de Educação no sentido de desativar o laboratório de informática e formalizar uma sala de aula. Fizemos essa mudança em meados de maio de 2014 onde a escola teve que se adequar adquirindo mais materiais e novos educadores para assumir a nova sala.
O GT (Grupo de Trabalho) estava acompanhando esse processo desde a emissão de negativa de vagas (quando o pai requer esse documento é porque geralmente ele vai entrar com liminar) e a partir dessa emissão a escola já fica de sobreaviso que possivelmente a ação ocorrerá.
Nos encontros realizados tivemos a possibilidade de ver como a sala de aula foi instalada e o aumento significativo de alunos. O Grupo de Trabalho pesquisou sobre a questão de quantas crianças poderiam se manter na creche, analisando por m², porém não houve sucesso nessa questão. No restante, houve um empenho muito grande de se entender os mecanismos envolvendo o fazer pedagógico e a parceria família e escola no desenvolvimento do aluno.
Nos encontros do Grupo de Trabalho também trabalhamos a questão da formação dos Conselheiros Escolares que seria de fato, uma formação dos membros onde tiveram informações sobre sua função consultiva e deliberativa sobre os diversos assuntos relevantes da escola dentre eles o nosso Plano de Intervenção.
Esse curso de formação contou com oito encontros de 2 horas onde em cada encontro se trabalhou uma pauta específica dentro desse universo da importância dos Conselheiros vindo concomitante com nossos encontros para o Plano de Intervenção (PI) e um contribuiu com o outro para o desenvolvimento do GT.
Durante todo o ano de 2014 houve esse movimento de formação e prática nas questões das liminares e outras que ocorreram: pouca participação dos pais nas reuniões e questões pedagógicas, conscientização do descanso da sua criança no recesso, valorização das atividades e pesquisas escolares, compreensão das mordidas e embates físicos no cotidiano da creche dentre outros. Por esses dois momentos (formação e prática) irem acontecendo paralelamente, acreditamos que houve êxito no nosso Projeto de Intervenção.
No decorrer de 2015 iniciamos outra turma de Formação de Conselheiros Escolares, porém, o pioneiro foi o acima citado com o privilégio de também ter o Grupo de Trabalho em andamento.
Com a parceria da Secretaria de Educação e das Unidades Escolares do entorno, pudemos colocar em prática uma das mais importantes ações do Projeto de Intervenção: durante o ano letivo de 2015 a Unidade atende apenas crianças de 0 a 3 anos em período Integral. Diminuindo a lista de espera da creche e qualificando a equipe profissional para o atendimento exclusivo a esta faixa etária.

Nesse ano, a Escola Municipal Jonathan Gomes de Lima Pitondo conta com 8 salas de crianças de 0 a 3 anos e essa alteração de ser só o módulo creche reduziu a demanda para essa faixa etária. O GT continua em atividade esperando novos ingressos, pois a partir deles é que teremos de buscar planos de ação para recebermos da melhor forma possível sem perder a qualidade e bem estar de todos os envolvidos no processo educacional.
Criamos um blog http://jonathanglpitondo.blogspot.com.br/, e um facebook Institucional https://www.facebook.com/pages/EM-Jonathan-Gomes-De-Lima-Pitondo/143419835835963?ref=hl, para interatividade e conhecimento das ações desenvolvidas na Escola por todos os interessados.
Este Projeto de Intervenção – Creche... Pra quê? - resultou neste Relato de Experiência sobre a qualidade da educação Infantil (dever do município e envolvidos no processo de educação), frente às ações judiciais-liminares para aquisição de novas vagas (direito dos responsáveis pela criança).
Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Para que este Projeto de Intervenção acontecesse de fato, foi necessário muito envolvimento de toda equipe escolar, várias reuniões de Grupo de Trabalho (grupo menor que tinha disponibilidade de sintetizar as discussões do grupo maior) e principalmente, muito compromisso de todos, em especial do Conselho Escolar.
Pudemos contar com o respaldo de nossa Supervisora de Ensino, Professora Fátima Ishisaki, que sempre nos acompanha em todas as atividades, nos orientando, e avaliando.
A Secretaria de Educação através do Setor de Planejamento, com a anuência da Secretaria Professora Lairce Rodrigues Aguiar, nos deu toda a estrutura para colocar o Projeto de Intervenção, nas ações de 2014 e 2015, articulando com a direção desta Unidade Escolar e as demais Unidades envolvidas.
A Prefeitura através da Secretaria de Educação também viabilizou a adaptação do prédio para que o atendimento de 0 a 3 anos fosse feito com qualidade. Ainda há muito que fazer e evoluir, como play ground e brinquedos específicos e também pequenos acertos da reforma, porém os principais passos já foram dados e o impacto de quantidade de crianças, na qualidade da educação oferecida foi sanada, ao menos por hora, nesta Unidade Escolar.
Nas questões acerca da formação pedagógica específica da faixa etária as discussões sempre estiveram em nosso metiê.
O curso de Pós-graduação em gestão escolar tem oferecido todo o subsídio para que o Projeto seja implantado com sucesso, pois trás em sua bagagem a gestão democrática que envolve todas as partes envolvidas neste processo de ensino aprendizagem. Todos são ouvidos e respeitados a decisão da maioria. A diversidade está sempre presente em nossas discussões favorecendo o enriquecimento e a qualidade dos estudos do assunto em pauta.
Afinal: GESTOR= vem de gesto = ação e GESTAÇÃO = nutrir de todo processo de aprendizagem na formação do cidadão.
Cabe ao gestor, portanto envolver a comunidade para discussão das problemáticas de todo trabalho pedagógico. O gestor deve atuar como conciliador, mediador de forma abrangente. Descentralizar a administração, sempre presente, delegando poderes junto com a comunidade. É quem dirige junto com sua equipe a execução de qualidade do Projeto da escola de forma coletiva.

AGORA. CÁ ESTOU EU!!! Na direção da EM Rosa Maria Martins dos Santos, desde o dia 03 de agosto de 2015.

E como dizia nossa amiga Rosinha:
_Viemos ao mundo para fazermos a diferença!!!

2 comentários:

  1. Rosana Maciel!!
    Linda sua trajetória, as conquistas só chegam depois das lutas!
    Parabéns!
    Tenho certeza que a EM Rosa Maria Martins está em ótimas mãos!
    Que sua trajetória seja iluminada!!

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