Olá. Eu sou a Rosana Maciel
Tenho dois lindos filhos que são a principal razão do meu viver. Razão pela qual acordo todos os dias e agradeço por mais um dia de vida.
Amo viajar, passear em parques,ouvir música, caminhar, praticar dança do ventre (embora esteja preguiçosa nos últimos tempos), assistir bons filmes e excelentes peças teatrais.
Em
minha formação acadêmica, fiz o Ensino Médio no curso do
Magistério na Escola Estadual Amaral Wagner. Cursei Pedagogia na
Faculdade de Ciências e Letras de São Bernardo do Campo e
Pós-graduação pela Faculdade São Luiz de Jaboticabal nas
especializações de Didática da Educação Especial e em
Psicopedagogia. Participei e continuo participando de diversos cursos
e seminários em busca do aperfeiçoamento profissional.
Fui
professora da rede estadual de ensino por 4 anos consecutivos (1988 a
1992). Sai da Rede Estadual, para ingressar na Rede municipal de
Mauá, através de concurso público, onde trabalho há 23 anos.
Atuei
em sala de aula de 1992 até final do ano letivo de 2002.
Apresentei
proposta para função gratificada para atuar como Professora
Coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Zeny Machado Chiarotto e
assim cumpri com minhas funções no período de 2003 a dezembro de
2004.
No período de 2005 a março de 2009 fui diretora da EM Zeny Machado Chiarotto, sendo que em boa parte deste período com a Professora Rosa Maria Martins dos Santos como minha companheira de gestão (PCP).
Em março de 2009 fui designada para direção da EM Jonathan Gomes de Lima Pitondo, na Rua Alziro Vidotto, 110, Jd Maringá, SP. Fiquei nesta Unidade até 31 de julho de 2015.
Nesta
função sempre procurei desenvolver ações que refletissem na
formação de nossos professores e demais envolvidos no processo
ensino aprendizagem. Estive sempre como mediadora, a frente de vários
projetos desenvolvidos na Unidade e esses projetos buscavam apoiar as
práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e motivando a
democratização, a inclusão e a pluralidade cultural.
No
ano de 2014, iniciei minha terceira Pós-graduação, pela
Universidade Federal de São Carlos, no curso de Gestão Escolar.
Através das orientações do curso, pude apresentar e desenvolver um
Projeto de Intervenção na Escola Municipal Jonathan Gomes de Lima
Pitondo, com foco na necessidade de discutirmos os impactos da
qualidade da educação frente a realidade das constantes liminares
judiciais para aquisição de novas vagas na creche.
Como
surgiu o Tema? O tema surgiu devido a entrada de muitas crianças em
nossa Escola Municipal Jonathan Gomes de Lima Pitondo sem ter as
vagas disponíveis, o que significa que o responsável pleiteava na
justiça o direito à vaga e imediatamente era aceito.
No
Plano de Intervenção sabemos que durante o processo tivemos
inúmeros desdobramentos com várias reuniões sobre a problemática
das Liminares onde cada participante (pais, professores,
funcionários) teve a possibilidade de opinar e dar sugestões sobre
como enfrentar esse problema e entender todos os lados: o da mãe que
enfrenta a necessidade da vaga, da criança que fica em um espaço
reduzido e do professor que se sente pressionado.
No
decorrer dos meses de 2014 houve intervenções por parte da
Secretaria de Educação no sentido de desativar o laboratório de
informática e formalizar uma sala de aula. Fizemos essa mudança em
meados de maio de 2014 onde a escola teve que se adequar adquirindo
mais materiais e novos educadores para assumir a nova sala.
O
GT (Grupo de Trabalho) estava acompanhando esse processo desde a
emissão de negativa de vagas (quando o pai requer esse documento é
porque geralmente ele vai entrar com liminar) e a partir dessa
emissão a escola já fica de sobreaviso que possivelmente a ação
ocorrerá.
Nos
encontros realizados tivemos a possibilidade de ver como a sala de
aula foi instalada e o aumento significativo de alunos. O Grupo de
Trabalho pesquisou sobre a questão de quantas crianças poderiam se
manter na creche, analisando por m², porém não houve sucesso nessa
questão. No restante, houve um empenho muito grande de se entender
os mecanismos envolvendo o fazer pedagógico e a parceria família e
escola no desenvolvimento do aluno.
Nos
encontros do Grupo de Trabalho também trabalhamos a questão da
formação dos Conselheiros Escolares que seria de fato, uma formação
dos membros onde tiveram informações sobre sua função consultiva
e deliberativa sobre os diversos assuntos relevantes da escola dentre
eles o nosso Plano de Intervenção.
Esse curso de formação contou
com oito encontros de 2 horas onde em cada encontro se trabalhou uma
pauta específica dentro desse universo da importância dos
Conselheiros vindo concomitante com nossos encontros para o Plano de
Intervenção (PI) e um contribuiu com o outro para o desenvolvimento
do GT.
Durante todo o ano de 2014 houve
esse movimento de formação e prática nas questões das liminares e
outras que ocorreram: pouca participação dos pais nas reuniões e
questões pedagógicas, conscientização do descanso da sua criança
no recesso, valorização das atividades e pesquisas escolares,
compreensão das mordidas e embates físicos no cotidiano da creche
dentre outros. Por esses dois momentos (formação e prática) irem
acontecendo paralelamente, acreditamos que houve êxito no nosso
Projeto de Intervenção.
No decorrer de 2015 iniciamos
outra turma de Formação de Conselheiros Escolares, porém, o
pioneiro foi o acima citado com o privilégio de também ter o Grupo
de Trabalho em andamento.
Com
a parceria da Secretaria de Educação e das Unidades Escolares do
entorno, pudemos colocar em prática uma das mais importantes ações
do Projeto de Intervenção: durante o ano letivo de 2015 a Unidade
atende apenas crianças de 0 a 3 anos em período Integral.
Diminuindo a lista de espera da creche e qualificando a equipe
profissional para o atendimento exclusivo a esta faixa etária.
Nesse ano, a Escola Municipal Jonathan Gomes de Lima Pitondo conta com 8 salas de crianças de 0 a 3 anos e essa alteração de ser só o módulo creche reduziu a demanda para essa faixa etária. O GT continua em atividade esperando novos ingressos, pois a partir deles é que teremos de buscar planos de ação para recebermos da melhor forma possível sem perder a qualidade e bem estar de todos os envolvidos no processo educacional.
Criamos
um blog http://jonathanglpitondo.blogspot.com.br/,
e um facebook Institucional
https://www.facebook.com/pages/EM-Jonathan-Gomes-De-Lima-Pitondo/143419835835963?ref=hl,
para interatividade e conhecimento das ações desenvolvidas na
Escola por todos os interessados.
Este
Projeto de Intervenção – Creche... Pra quê? - resultou neste
Relato de Experiência sobre a qualidade da educação Infantil
(dever do município e envolvidos no processo de educação), frente
às ações judiciais-liminares para aquisição de novas vagas
(direito dos responsáveis pela criança).
“Tu
te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
Para
que este Projeto de Intervenção acontecesse de fato, foi necessário
muito envolvimento de toda equipe escolar, várias reuniões de Grupo
de Trabalho (grupo menor que tinha disponibilidade de sintetizar as
discussões do grupo maior) e principalmente, muito compromisso de
todos, em especial do Conselho Escolar.
Pudemos
contar com o respaldo de nossa Supervisora de Ensino, Professora
Fátima Ishisaki, que sempre nos acompanha em todas as atividades,
nos orientando, e avaliando.
A
Secretaria de Educação através do Setor de Planejamento, com a
anuência da Secretaria Professora Lairce Rodrigues Aguiar, nos deu
toda a estrutura para colocar o Projeto de Intervenção, nas ações
de 2014 e 2015, articulando com a direção desta Unidade Escolar e
as demais Unidades envolvidas.
A
Prefeitura através da Secretaria de Educação também viabilizou a
adaptação do prédio para que o atendimento de 0 a 3 anos fosse
feito com qualidade. Ainda há muito que fazer e evoluir, como play
ground e brinquedos específicos e também pequenos acertos da
reforma, porém os principais passos já foram dados e o impacto de
quantidade de crianças, na qualidade da educação oferecida foi
sanada, ao menos por hora, nesta Unidade Escolar.
Nas
questões acerca da formação pedagógica específica da faixa
etária as discussões sempre estiveram em nosso metiê.
O
curso de Pós-graduação em gestão escolar tem oferecido todo o
subsídio para que o Projeto seja implantado com sucesso, pois trás
em sua bagagem a gestão democrática que envolve todas as partes
envolvidas neste processo de ensino aprendizagem. Todos são ouvidos
e respeitados a decisão da maioria. A diversidade está sempre
presente em nossas discussões favorecendo o enriquecimento e a
qualidade dos estudos do assunto em pauta.
Afinal:
GESTOR= vem de gesto = ação e GESTAÇÃO = nutrir de todo processo
de aprendizagem na formação do cidadão.
Cabe
ao gestor, portanto envolver a comunidade para discussão das
problemáticas de todo trabalho pedagógico. O gestor deve atuar como
conciliador, mediador de forma abrangente. Descentralizar a
administração, sempre presente, delegando poderes junto com a
comunidade. É quem dirige junto com sua equipe a execução de
qualidade do Projeto da escola de forma coletiva.
AGORA. CÁ ESTOU EU!!! Na direção da EM Rosa Maria Martins dos Santos, desde o dia 03 de agosto de 2015.
E como dizia nossa amiga Rosinha:
_Viemos ao mundo para fazermos a diferença!!!

Rosana Maciel!!
ResponderExcluirLinda sua trajetória, as conquistas só chegam depois das lutas!
Parabéns!
Tenho certeza que a EM Rosa Maria Martins está em ótimas mãos!
Que sua trajetória seja iluminada!!
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