quarta-feira, 24 de agosto de 2016

4º ENCONTRO DE FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR

Aos vinte e três dias do ano de dois mil e dezesseis, reuniram-se alguns membros do Conselho Escolar para o 4º Encontro de Fortalecimento de Conselheiros. Estava,m presentes: Talize, Lino, Rosana, Marta, Marlene, Nadir, Roseli (Mãe), Sheila, Patricia, Josy, Cibele (mãe), Eliete e Andréia (mãe). O encontro deu início com a apresentação cultural da Professora Josy. 





Rosana deu início a formação com o tema: "Conselho escolar e o aproveitamento significativo do tempo pedagógico". A função da escola é formar o cidadão crítico e criativo. O Projeto Político Pedagógico deve ser  pensado e elaborado de forma coletiva, para que todos sejam responsáveis por sua prática. Diversos slides foram apresentados sobre a realidade da escola e sobre como pode ser a assegurada a qualidade de ensino; a organização das atividades escolares com exploração de todos os espaços do ambiente educativo. Vídeo sobre o Conselho escolar e a avaliação da aprendizagem com Jussara Hoffman. A criança é o centro do processo avaliativo, considerando registros, portfólio, ou seja, todo o desenvolvimento do aluno no decorrer do ano. Professora Josy dá exemplo do trabalho com a horta e a importância do portfólio e relatórios. Os slides foram encerrados com uma frase de Paulo Freire.









Professora Marta relata sobre o planejamento, sua importância e a necessidade da flexibilidade. Quando sua atividade não chamou a atenção das crianças. Professora Daiane comente sobre o trabalho da Professora Regiane (Pró Letramento), que construía seu planejamento junto aos alunos e o quanto o aprendizado se tornou significativo aos educandos. Rosana discorre sobre a importância do Conselho escolar e sua participação efetiva nas decisões de tudo que envolve a escola. Avaliamos o encontro com trechos de músicas: "nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia"; "És um senhor tão bonito, Quanto a cara do meu filho, Tempo Tempo Tempo Tempo, Vou te fazer um pedido"; " é preciso amar, as pessoas, como se não houvesse amanhã".